Artigos e Reportagens

Escrito por Nelson Castro
Artigos e Reportagens» Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 28 Agosto 2016
PDF Imprimir

O Museu Nacional Ferroviário iniciou recentemente uma campanha de crowdfunding nunca antes vista. O objectivo era a angariação de fundos para transporte do locotractor Drewry de Guifões (Porto) para o Entroncamento, onde posteriormente seria restaurado e integrado na exposição permanente do museu.

Operação de movimentação do locotractor Drewry. Guifões. 10-08-2016

Ler mais... Locotractor Drewry transportado para o Museu
 
Escrito por Nelso Silva
Artigos e Reportagens» Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 28 Agosto 2016
PDF Imprimir

A histórica locomotiva a vapor 0186 está de regresso ao Douro, depois de ter estado praticamente 3 anos parada, sofrendo uma intervenção que a permite agora "queimar" gasóleo em vez de carvão.

As viagens do Comboio Histórico do Douro arrancaram em Junho e prolongam-se até 22 de Outubro de 2016, com partida da estação da Régua e destino à estação do Tua, com paragem na estação do Pinhão e realizam-se às quartas, sábados e domingos.

Comboio Histórico exposto na estação de Porto São Bento (01-06-2016)

Ler mais... Vapor de regresso ao Douro
 
Escrito por Nelso Silva
Artigos e Reportagens» Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 12 Junho 2016
PDF Imprimir

Numa altura em que se verifica um aumento progressivo do número de passageiros nos comboios de Longo Cuso, a CP - Comboios de Potugal, decidiu, a partir do dia 1 de Maio de 2016, alagar o serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com paragens na Trofa e em Santo Tirso.

Os dois comboios Intercidades que já faziam a ligação diária entre Guimarães e Lisboa, são assim complementados com mais dois comboios Alfa Pendular (um por sentido), perfazendo um total de 4 ligações entre a capital e a cidade berço. 

Ler mais... Alfa Pendular chega a Guimarães
 
Escrito por André Cornamusaz
Artigos e Reportagens» Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 28 Maio 2015
PDF Imprimir

A NOSSA MEMÓRIA TEM FUTURO!

O assunto já não é novo. A emergência repete-se!

 

1 - A CP vai vender como sucata materiais únicos, recordações imperdíveis.

Tomámos conhecimento que a CP EPE, pretende vender como sucata, materiais únicos existentes no Barreiro e no País, desbaratando desta forma bens e equipamentos fundamentais para a conservação da memória de um Povo e do País. O Barreiro, como pólo ferroviário pode perder, total e definitivamente, uma boa parte da sua memória.

Ler mais... Salvaguarda do Património Ferroviário no Barreiro
 
Escrito por Fábio Pires
Artigos e Reportagens» Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 05 Maio 2015
PDF Imprimir

Os passados dias 1 e 2 de Maio foram dias ricos em movimentos ferroviários especiais. No primeiro dia de Maio, um grupo de pessoas das Paróquias de Nossa Senhora de Vinha da Areosa e do Senhor do Socorro, de Viana do Castelo, aproveitaram o feriado para realizarem um passeio turístico de comboio até ao Pocinho, na Linha do Douro enquanto no dia 2, desta vez no Alentejo, realizou-se o "Comboio do Cante" que trouxe mais de 600 pessoas à Ovibeja. O Terminal Intermodal procurou documentar estes dois movimentos e traz até vós uma pequena foto-reportagem sobre estes dois comboios. 

A locomotiva diesel 1415 com o "Comboio do Cante" prestes a chegar a Beja. Foto: Nelso Silva.

Ler mais... Maio: o mês dos grandes especiais a diesel
 

Pág. 1 de 7

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte > Fim >>