Artigos e Reportagens

Escrito por Jorge Monteiro
Artigos e Reportagens Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 09 Maio 2013
PDF Imprimir

No passado Sábado, dia 4 de Maio, realizou-se mais um Desfile de Carros Eléctricos. Este evento, que já é praticamente um acontecimento que já faz parte da vida cultural da cidade do Porto, contou com grande interesse e entusiasmo da parte dos entusiastas dos eléctricos, dos turistas e da população em geral. 

O desfile teve ínicio pouco depois das 15:30, e contou com diversos carros eléctricos, dos quais se destacam o eléctrico 500 (exemplar único, datado de 1951). Outros carros que mereceram destaque foram os eléctricos 100, 288, 373 e o atrelado nº 25.

No entanto, e repetindo a iniciativa do ano anterior, o desfile foi encabeçado pelo carro americano nº8, que era puxado por uma parelha de cavalos.

Por outro lado, nota-se igualmente que os entusiastas e fotógrafos que pretenderam acompanhar o desfile utilizaram outros meios de transporte, como a bicicleta.

A primeira parte do desfile terminou no Passeio Alegre, iniciando-se de imediato o regresso a Massarelos.

Aí, foi feita uma breve paragem, onde mais uma vez se pôde apreciar alguns dos mais belos exemplares que o Museu do Carro Eléctrico conta no seu espólio. É um facto a assinalar, pois de momento o Museu encontra-se encerrado ao público, sem data de prevista de reabertura. O carro-torre 49 esteve exposto no exterior do Museu, promovendo a venda de diversos produtos relacionados com a temática dos eléctricos. 

A viagem prosseguiu até ao Infante, uma paragem já habitual nestes desfiles. Por entre várias curvas, foi possível aos viajantes apreciarem as belas vistas que as cidades do Porto e de Gaia têm para oferecer a quem passa.

No Infante, seguiu-se mais uma paragem técnica - que foi seguida com interesse por alguns participantes do desfile. No entanto, não se pense que foi um fácil para os guarda-freios da empresa, visto que este desfile constituiu um dia diferente, mas com muito trabalho acrescido.

Finalmente, o regresso a Massarelos. Para muitos, foi o fim da viagem - mas não sem antes terem a oportunidade de verem os carros eléctricos de volta ao seu pouso habitual. Um dos momentos presenciados foi o regresso do Eléctrico 500 à Remise de Massarelos, ao lado dos eléctricos que fazem serviço regular nas linhas 1, 18 e 22.

Porém, para outros viajantes, a viagem ainda continuaria a bordo do eléctrico 203, cujo percurso foi entre Massarelos, Batalha e o Carmo. Foi uma viagem especial, que contou com uma prova de vinhos a bordo, organizada pela Linha 22 - Mercearia Café. Foi a primeira vez que esta empresa se associou a este evento. Para além disso, o desfile contou com a animação proporcionada pela escola de música de Costa Cabral.

Foi um dia diferente em todos os aspectos - para quem gosta dos eléctricos, para o pessoal da STCP (afecto a estes serviços), até para os próprios carros em si. Para o ano, espera-se que haja mais - pois dias como este já são uma tradição na vida do Burgo tripeiro.

NOTAS:

  • Esta foto-reportagem foi originalmente postada no blogue "Remise da Boavista".
  • Mais fotos do XXII Desfile de Carros Eléctricos podem ser vistas na nossa galeria aqui ou no Flickr.